Quarta, 24 de Abril de 2024 - 09:00
Reunião de Colegiado - PPGCDS

Centro de Desenvolvimento Sustentável

Sexta, 09 de Agosto de 2024 - 08:00
Dedetização do Prédio

Centro de Desenvolvimento Sustentável

CDS-3.pngO Centro de Desenvolvimento Sustentável

O Centro de Desenvolvimento Sustentável – CDS é uma unidade permanente de ensino, pesquisa e extensão da Universidade de Brasília – UnB, vinculada diretamente à Reitoria, por meio do Decanato de Pós-Graduação – DPG. É um espaço acadêmico cuja missão é promover a ética da sustentabilidade, por meio do diálogo entre saberes, da construção do conhecimento e da formação de competências.

Nossa história

O Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília foi criado em 1995. No ano seguinte, o Programa de Pós-Graduação stricto sensu (PPGCDS) deu início ao seu Curso de Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento, com área de concentração em Política e Gestão Ambiental e admitiu a sua primeira turma. Com a criação do curso de Mestrado Acadêmico, em março de 1998, o programa passou a se chamar Desenvolvimento Sustentável. Em 2009 o CDS se incorporou a um consórcio de unidades acadêmicas da UnB que criou o curso de graduação em Ciências Ambientais. Em 2010, criou o Curso de Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Indígenas. Em 2018 o CDS ingressou na rede nacional que mantém Cursos de Mestrado Profissional PROFCIAMB, voltados para o público de professores de ciências ambientais do ensino público fundamental. Ao longo de sua história o Centro ofereceu sete cursos de Mestrados e dois cursos de Doutorados Interinstitucionais em cinco estados (Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará e Mato Grosso do Sul), além de 12 cursos de especialização latu sensu, realizados em sua sede. O CDS participou ainda de dois projetos PROCAD (Programa Nacional de Cooperação Acadêmica): o primeiro reuniu o PPGCDS e a UNESP (campus de Presidente Prudente) em cooperação com a UniEvangélica (Anápolis, Goiás); o segundo, ainda em andamento, reuniu o PPGCDS com a Universidade Federal do Amapá e a Universidade Federal de Roraima.

Objetivos estratégicos

- Ampliar a sua atuação nacional e internacional, visando alcançar a excelência acadêmica.

- Fortalecer, apoiar e ampliar a produção docente e discente do conhecimento e a sua disseminação, com ênfase na interdisciplinaridade.

- Ampliar a qualidade da formação discente e o número de discentes, principalmente por meio de sua atuação no Curso de Graduação em Ciências Ambientais (criado em 2009)

- Fortalecer ou criar espaços para a inovação e para a construção da sustentabilidade.

- Avançar e aperfeiçoar a sua institucionalidade e o seu sistema organizacional

Documentos

Estatuto e regimento geral da UnB