Notícias e eventos

 

 0 Flyer Mestrado 2022 2

 

 


 

 

 chamada dossiê sustainability in debate

Chamada de Dossiê – “Desmantelamento das Políticas Ambientais Brasileiras”
Call for Papers: Thematic Dossier - "Dismantling Brazilian Environmental Policies"

Informamos a abertura de submissões para o Dossiê “Desmantelamento das Políticas Ambientais Brasileiras” que está sendo organizado para publicação no Journal Sustainability in Debate – SiD de abril de 2023. O convite se estende aos autores que se interessam pela temática e que estejam produzindo textos ainda inéditos baseados em pesquisa original. Confira o documento completo aqui

 

We inform the opening of submissions for the Dossier "Dismantling Brazilian Environmental Policies" organized for publication in the Journal Sustainability in Debate of April 2023. The invitation is extended to authors interested in the subject and who are producing unpublished texts based on original research. Check the full document here

 
 

banner impactos da reforma administrativa na gestao ambiental CDS UnB

 

Qual é a situação atual da gestão ambiental brasileira? Como a política e a gestão ambiental serão impactadas pelas propostas de reforma administrativa em tramitação no Congresso Nacional? Sob a coordenação da Profa. Ana Karine Pereira, o Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e o Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS/UnB) uniram esforços para responder essas perguntas.

Os autores analisaram a disponibilidade e a necessidade de recursos humanos e financeiros dos órgãos ambientais federais, base nos relatórios de gestão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Ministério do Meio Ambiente (MMA). Também utilizaram informações do Painel Estatístico de Pessoal (PEP) e do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (SIOP). Esses dados foram complementados pelas percepções de lideranças de associações de servidores públicos e especialistas em meio ambiente.

 

O estudo mostra que a política ambiental brasileira padece de três problemas principais: 1) a escassez de recursos humanos nos órgãos centrais do setor; 2) um crônico déficit orçamentário para a realização de atividades complexas; e 3) baixa autonomia dos especialistas em meio ambiente para efetuar suas tarefas.

 

A reforma fragilizaria a política ambiental, pois permitiria reduções salariais em uma carreira que já é caracterizada por baixa remuneração. A proposta também ameaça a seleção por mérito dos servidores e prevê a contratação temporária, por livre indicação. Num quadro em que a autonomia funcional já é baixa, atividades de fiscalização seriam irremediavelmente comprometidas.

Tenha acesso ao estudo completo aqui.

 


Nota de Pesar - Neli Aparecida de Mello-Théry

 Neli

Recebemos com profunda consternação a notícia do falecimento da Profa Neli Aparecida de Mello-Théry, após uma longa luta pela vida. A Neli formou parte do grupo de pesquisadores colaboradores do CDS entre 2002 e 2005. Dedicou sua carreira como gestora, e posteriormente como docente na USP, ao estudo da Amazônia e à preservação do meio ambiente. Foi fervorosa defensora das políticas territoriais, e até recentemente ocupava sua mente (como costumava dizer) com o trabalho de docente e seus projetos de pesquisa. Sempre lhe acompanhava um sorriso aberto e sincero, marca das atenções que dedicava a todos e todas. Embora distante fisicamente do Brasil manifestava sua profunda preocupação com a instável situação do país e do território amazônico. Expressamos nosso apoio e solidariedade aos familiares e amigos.


 

Nota de Pesar - João Nildo de Souza Vianna

 

Foto Professor João Nildo Vianna

 

Com muita tristeza, na tarde do dia 01/09 nos despedimos de nosso amigo e colaborador João Nildo de Souza Vianna. Em 1974 o professor João Nildo iniciou sua carreira docente na UnB, ao ingressar no departamento de Engenharia Mecânica, no qual se aposentou em 1998. Desde então, abraçou voluntariamente o CDS como Pesquisador Associado e professor do PPGCDS, programa em que orientou a maior parte de seus 25 estudantes de mestrado e oito de doutorado, e do qual foi coordenador. O Prof. João Nildo teve um papel fundamental na construção da sede do CDS no Campus Darcy Riberio e, mais ainda, na expansão das atividades do Centro para além da UnB e de Brasília. Participou ativamente organizando e coordenando mestrados e doutorados interinstitucionais oferecidos junto a outras Universidades. Foi um dos idealizadores e criadores da Rede de Estudos Ambientais em Países de Língua Portuguesa – REALP, articulando pesquisas e parcerias com Portugal e países da África e tendo estado à frente na criação de um doutorado internacional na Universidade de Cabo Verde em gestão e políticas ambientais. Foi professor do PPGCASA do Centro de Ciências Ambientais e Sustentabilidade na Amazônia, da UFAM. Mais do que o reconhecimento por todo o trabalho feito pela consolidação do CDS, essa nota expressa nossa gratidão pelo grande amigo que ele foi: sempre bem-humorado, disposto a ouvir e contar histórias, e preocupado com o bem-estar de nossos alunos, funcionários e colegas. Pessoa dotada de uma extraordinária generosidade, que só cresceu ao longo dos anos. A perda, vitimada pelo coração, é especialmente dolorosa neste ano em que o CDS completa seu 25º aniversário, uma história da qual João Nildo foi um dos principais protagonistas.
Cumpriu seu caminho com muita alegria e vida, deixando muitas lembranças e saudades para seus colegas, amigos e alunos que tiveram o privilégio de sua convivência.

Seus Amig@s do CDS

 

Deixamos aqui, como memória e homenagem, os sentimentos de seus queridos amigos, acesse:

 

→ Poema "João Brasileiro", por Osmar Coelho, Mestre em Desenvolvimento Sustentável pelo CDS, 2014: Disponível aqui

→ Homenagem Elimar Nascimento, professor do CDS e admirador de João: Disponível aqui

→ Homenagem da Universidade de Cabo Verde: Disponível aqui

→ Homenagem do Departamento de Engenharia Mecânica UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina: Disponível aqui

→ Homenagem da UFAM (Universidade Federal do Amazonas): Disponível aqui

→ Homenagem de Ana Isabel Miranda (Diretora do DAO-Universidade de Aveiro

Portugal): Disponível aqui

→ Homenagem de Andréa Francomano: Disponível aqui

→ Homenagem de Maria Amélia Martins-Loução (MSc, PhD, Full Professor FCULisboa): Disponível aqui

→ Homenagem do PPGCASA: Disponível aqui

→ Homenagem de Luiz Oosterbeek, "Carta a um João": Disponível aqui

→ Homenagem de Jack Menke: Disponível aqui

→ Homenagem da Profª. Dóris Faria (aposentada), ex-presidente da ADUnB: Disponível aqui

→ Homenagem da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB): Disponível aqui

→ Homenagem da Rede de Estudos Ambientais - REALP: Disponível aqui

→ Homenagem de seus alunos: Disponível aqui

→ Homenagem de Maria Amélia: Disponível aqui

→ Homenagem de Raiza: Disponível aqui

 


Notícias antigas