Ciências Ambientais

 

A inserção do CDS na graduação teve início em 2006, com a criação de uma disciplina optativa, Introdução ao Desenvolvimento Sustentável – IDS, aberta a alunos de todos os cursos de graduação da UnB. Em 2008, o CDS fez parte de um consórcio, juntamente com quatro outras unidades da UnB (Departamento de Economia, Instituto de Geociências, Instituto de Química e Instituto de Biologia) formado com a finalidade de criar o Curso de Graduação de Ciências Ambientais, dentro das diretrizes do Programa Reuni/MEC.

O profissional formado por este curso de graduação deve desenvolver a capacidade de avaliar, caracterizar e diagnosticar diferentes problemas ambientais e propor medidas mitigadoras, além de planejar o manejo de recursos naturais de forma sustentável. A visão interdisciplinar é a característica central de sua formação.

O estudante de Ciências Ambientais tem uma formação básica em diversas áreas das Ciências Ambientais. Ao mesmo tempo, tem que aprofundar a sua formação em pelo menos uma das quatro cadeias de seletividade do curso: 1) Conservação e Uso da Biodiversidade; 2) Manejo e Conservação de Recursos Hídricos e Solos; 3) Planejamento Ambiental; 4) Políticas de Sustentabilidade.

As opções de profissionalização incluem planejamento, gestão e regulação ambiental nos setores privado e público e em organizações não-governamentais, mediação e resolução de conflitos ambientais, além de consultorias.

 

Nos últimos anos os egressos deste curso de graduação se constituíram como uma das fontes de recrutamento de novos mestrandos do PPGCDS, o que mostra que as disciplinas oferecidas pelos professores do CDS são marcantes na formação desses egressos. Cerca de 10 desses egressos do curso passaram em processos seletivos e ingressaram no curso de mestrado do PPGCDS.

 

As disciplinas oferecidas semestralmente pelos docentes do CDS aos alunos de graduação são:

  1. Introdução ao Desenvolvimento Sustentável;
  2. Meio Ambiente, Cultura e Sociedade;
  3. Visões em Ciências Ambientais;
  4. Políticas Públicas e Meio Ambiente;
  5. Teorias do Desenvolvimento;
  6. Trabalho Interdisciplinar Integrado;
  7. População e Meio Ambiente;
  8. Sistemas Socioambientais e Complexidade;
  9. Indicadores de Desenvolvimento Sustentável;
  10. Planejamento e Avaliação Socioambiental;
  11. História Ambiental do Brasil;
  12. Prática de Pesquisa;
  13. Educação e Meio Ambiente.

 

 

Saiba mais sobre o currículo da habilitação de Ciências Ambientais aqui (https://matriculaweb.unb.br/graduacao/curriculo.aspx?cod=2321).