Manejo de polinizadores como apoio à conservação e produção sustentável de açaí na região do estuário amazônico

A demanda crescente pelo consumo dos frutos do açaizeiro (Euterpe oleracea Mart.), levaram à expansão de seu extrativismo nas várzeas do estuário amazônico, onde os açaizais nativos estão se transformando em sistemas agroflorestais simplificados, ecologicamente e funcionalmente distintos das florestas nativas, e aumento exponencial do cultivo em áreas alteradas em terra firme. Melhorar a produtividade agrícola e, ao mesmo tempo, minimizar os impactos ambientais, é um dos principais desafios nos trópicos, onde a conversão do habitat natural está se acelerando. Promover os serviços de polinização, através do manejo adequado dos habitats dos polinizadores e/ou introdução e manejo de polinizadores, pode reduzir os déficits de produção agrícola. Esse projeto tem por objetivo avaliar os custos e benefícios ambientais e socioeconômicos das diferentes práticas de manejo dos açaizais e de seus polinizadores, quanto à produtividade nas áreas de várzea e terra firme, visando o desenvolvimento de estratégias de manejo direcionadas a agricultores familiares e empresariais, que protejam tanto a biodiversidade como o bem-estar humano na região do estuário amazônico. Como o açaí contribui de forma importante para a economia e a segurança alimentar das comunidades locais, é essencial identificar abordagens de manejo que protejam a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos que sustentam a produção de frutos. Será avaliado o potencial do manejo de polinizadores (abelhas nativas sem ferrão) para melhorar o rendimento de frutos e os índices socioeconômicos para os produtores de açaí em diferentes contextos de manejo (açaizais nativos manejados nas várzeas e plantios em terra firme), além da análise da viabilidade econômica, visando avaliar os impactos das mudanças no uso da terra sobre polinizadores silvestres e da introdução e manejo de polinizadores (abelhas sem ferrão) em relação à produtividades do açaizeiro.

Nome Instituição Estado Formação/Atuação profissional
Marcia Motta Maués (Coordenação) Embrapa Amazônia Oriental PA Bióloga/pesquisadora
Luísa Gigante Carvalheiro Universidade Federal de Goiás GO Bióloga/pesquisadora
Cristiano Menezes Embrapa Amazônia Oriental PA Biólogo/pesquisador