Notícias e eventos

 

Destaque Portal UnB SEMUNI 2021 Positivo

 

Semana Universitária CDS 2021

As inscrições para a 21ª edição da Semana Universitária da Universidade de Brasília (UnB) estão abertas. O evento acontece entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro de forma remota. Serão mais de 1500 atividades, a maior parte ao vivo, que poderão ser acessadas por meio dos canais da Extensão no YouTube: Extensão UnB. A Semana Universitária terá como tema central o centenário de Paulo Freire e as programações de todas as unidades acadêmicas e administrativas da UnB podem ser acessadas no site do Decanato de Extensão (DEX).

 

E o CDS? Não ficamos de fora! Contaremos com 10 atividades variadas, coordenadas pelo Colegiado de Extensão do CDS. Confira aqui a nossa programação completa e faça a sua inscrição pelo Sigaa: Programação CDS - SEMUNI 2021
Garanta o seu certificado com a inscrição e com os formulários de presença, para saber mais acesse: Orientações sobre inscrições e frequências para a Semuni UnB 2021


DEX e DEG publicam circular para incentivar a participação na Semana Universitária que ocorre entre 27/09 e 01/10

Para orientar a participação da comunidade acadêmica nas atividades da Semana Universitária da UnB, o Decanato de Extensão (DEX) e o Decanato de Ensino de Graduação (DEG) publicaram nesta terça (17) uma circular reforçando a importância da não realização de avaliações e atividades síncronas durante o período. Clique aqui para acessar.


 

 

card selecao mespt 2021 siteEdital de Seleção de candidat(o)s às vagas do mestrado profissional do programa de pós-graduação em sustentabilidade junto a povos de territórios tradicionais, para o primeiro período letivo de 2022.

Os editais estabelecem normas, critérios e cronograma de seleção em consonância com a regulamentação geral da Universidade de Brasília e demais normas pertinentes.

 

Conheca aqui o Edital 2021 do MESPT


Early Researcher Book Award 2021

A pesquisadora associada do CDS-UnB, Carolina Milhorance, recebeu o Early Researcher Book Award 2021, concedido pela International Public Policy Association (IPPA), pelo seu livro "New Geographies of Global Policy Making: South-South Networks and Rural Development Strategies” (Routledge, 2018). O livro é baseado na sua tese de doutorado, defendida no PPG-CDS, em cotutela com a Université Paris Saclay, sob orientação do professor Marcel Bursztyn. Para mais informações, consultar o link:  https://www.ippapublicpolicy.org/award/early-researcher-book-award/3

 


Lista de ofertas de disciplinas 2021/1 PPGCDS

Doutora pelo PPGCDS ganha bolsa da Swiss National Science Foundation

Rebeca Roysen, doutora pelo PPGCDS (2018), foi contemplada com uma bolsa concedida pela Swiss National Science Foundation para realizar um estágio de pós-doutorado no Centre for Religion, Economy and Politics, da University of Basel, na Suíca.

 

Durante quatro anos, a partir de junho de 2021, ela desenvolverá o seu projeto de pesquisa “Ecovillages as Incubators for Sustainability Transitions: What Boundary-Bridging Arrangements Facilitate the Diffusion of Innovations in Different Settings?”, sob a supervisão do Dr. Jens Körsen.

 

O projeto abordará como as ecovilas difundem as inovações sustentáveis que elas desenvolvem para os contextos sociais na qual elas estão inseridas. Para tanto, a equipe formada por ela, o supervisor e dois doutorandos estudará e visitará ecovilas situadas em 11 países diferentes e realizará estudos exploratórios, levantamentos quantitativos e estudos de caso qualitativos. Como resultado final, o projeto apresentará uma análise comparativa que triangulará todos os dados obtidos.

 


Edital de Abertura n. 137/2021

Centro de Desenvolvimento Sustentável.

Área de Conhecimento: Ciências Ambientais.

Categoria: Professor Substituto.


Acompanhe o processo de seleção do PROFCIAMB 2021 na página Editais


 

Nota de Pesar - Neli Aparecida de Mello-Théry

 Neli

Recebemos com profunda consternação a notícia do falecimento da Profa Neli Aparecida de Mello-Théry, após uma longa luta pela vida. A Neli formou parte do grupo de pesquisadores colaboradores do CDS entre 2002 e 2005. Dedicou sua carreira como gestora, e posteriormente como docente na USP, ao estudo da Amazônia e à preservação do meio ambiente. Foi fervorosa defensora das políticas territoriais, e até recentemente ocupava sua mente (como costumava dizer) com o trabalho de docente e seus projetos de pesquisa. Sempre lhe acompanhava um sorriso aberto e sincero, marca das atenções que dedicava a todos e todas. Embora distante fisicamente do Brasil manifestava sua profunda preocupação com a instável situação do país e do território amazônico. Expressamos nosso apoio e solidariedade aos familiares e amigos.

 


Chamada para a seleção de 5 bolsistas de extensão, nível graduação, de projetos vinculados ao CDS.

Vejam na página Editais.

 

O Programa de Pós-Graduação/Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Amapá torna público Edital de seleção de uma bolsa de Pós-Doutorado do Programa Nacional de Pós-Doutorado: veja mais aqui


Nota de Pesar - João Nildo de Souza Vianna

 

Foto Professor João Nildo Vianna

 

Com muita tristeza, na tarde do dia 01/09 nos despedimos de nosso amigo e colaborador João Nildo de Souza Vianna. Em 1974 o professor João Nildo iniciou sua carreira docente na UnB, ao ingressar no departamento de Engenharia Mecânica, no qual se aposentou em 1998. Desde então, abraçou voluntariamente o CDS como Pesquisador Associado e professor do PPGCDS, programa em que orientou a maior parte de seus 25 estudantes de mestrado e oito de doutorado, e do qual foi coordenador. O Prof. João Nildo teve um papel fundamental na construção da sede do CDS no Campus Darcy Riberio e, mais ainda, na expansão das atividades do Centro para além da UnB e de Brasília. Participou ativamente organizando e coordenando mestrados e doutorados interinstitucionais oferecidos junto a outras Universidades. Foi um dos idealizadores e criadores da Rede de Estudos Ambientais em Países de Língua Portuguesa – REALP, articulando pesquisas e parcerias com Portugal e países da África e tendo estado à frente na criação de um doutorado internacional na Universidade de Cabo Verde em gestão e políticas ambientais. Foi professor do PPGCASA do Centro de Ciências Ambientais e Sustentabilidade na Amazônia, da UFAM. Mais do que o reconhecimento por todo o trabalho feito pela consolidação do CDS, essa nota expressa nossa gratidão pelo grande amigo que ele foi: sempre bem-humorado, disposto a ouvir e contar histórias, e preocupado com o bem-estar de nossos alunos, funcionários e colegas. Pessoa dotada de uma extraordinária generosidade, que só cresceu ao longo dos anos. A perda, vitimada pelo coração, é especialmente dolorosa neste ano em que o CDS completa seu 25º aniversário, uma história da qual João Nildo foi um dos principais protagonistas.
Cumpriu seu caminho com muita alegria e vida, deixando muitas lembranças e saudades para seus colegas, amigos e alunos que tiveram o privilégio de sua convivência.

Seus Amig@s do CDS

 

Deixamos aqui, como memória e homenagem, os sentimentos de seus queridos amigos, acesse:

 

→ Poema "João Brasileiro", por Osmar Coelho, Mestre em Desenvolvimento Sustentável pelo CDS, 2014: Disponível aqui

→ Homenagem Elimar Nascimento, professor do CDS e admirador de João: Disponível aqui

→ Homenagem da Universidade de Cabo Verde: Disponível aqui

→ Homenagem do Departamento de Engenharia Mecânica UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina: Disponível aqui

→ Homenagem da UFAM (Universidade Federal do Amazonas): Disponível aqui

→ Homenagem de Ana Isabel Miranda (Diretora do DAO-Universidade de Aveiro

Portugal): Disponível aqui

→ Homenagem de Andréa Francomano: Disponível aqui

→ Homenagem de Maria Amélia Martins-Loução (MSc, PhD, Full Professor FCULisboa): Disponível aqui

→ Homenagem do PPGCASA: Disponível aqui

→ Homenagem de Luiz Oosterbeek, "Carta a um João": Disponível aqui

→ Homenagem de Jack Menke: Disponível aqui

→ Homenagem da Profª. Dóris Faria (aposentada), ex-presidente da ADUnB: Disponível aqui

→ Homenagem da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB): Disponível aqui

→ Homenagem da Rede de Estudos Ambientais - REALP: Disponível aqui

→ Homenagem de seus alunos: Disponível aqui

→ Homenagem de Maria Amélia: Disponível aqui

→ Homenagem de Raiza: Disponível aqui

 


As defesas de tese de doutorado e dissertação de mestrado transmitidas online estão disponíveis aqui

 

Notícias antigas