Novas Fronteiras no Oeste: Relação entre Sociedade e Natureza na Microrregião de Ceres em Goiás (1940-2013)

Este projeto foi elaborado em conjunto por docentes dos Programas de Pós-Graduação em Geografia, da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho? Campus Presidente Prudente (PPGG/UNESP); em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente do Centro Universitário de Anápolis (PPSTMA/UniEVANGELICA); e em Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS/UnB). Considerando-se os objetivos do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD), Edital Capes Nº 71/2013, por meio deste projeto pretende-se viabilizar a realização de um conjunto de ações de integração dos Programas de Pós-graduação envolvidos, que propicie: a) o desenvolvimento das potencialidades institucionais; b) a diminuição das assimetrias regionais; c) o fortalecimento e consolidação das linhas de pesquisa dos Programas Proponente e Associados); d) a inserção e o vínculo em grupos de pesquisas nacionais e internacionais por meio de redes; e) a participação e a formação de redes de estudos ambientais sobre o Cerrado; f) a produção e a publicação coletiva de artigos científicos em periódicos indexados em revistas de elevado índice de fator de impacto; e g) a participação em eventos científicos nacionais e internacionais. Para tanto, as equipes participantes propõem-se a investigar os efeitos socioambientais decorrentes da expansão agrícola a partir das décadas de 1940 na microrregião de Ceres em Goiás. A microrregião de Ceres compreendia uma área de enclaves florestais de Cerrado conhecida como Mato Grosso de Goiás, mais especificamente como Mata de São Patrício, e experimentou a partir da década de 1940 um processo de devastação florestal em decorrência da expansão agrícola.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Cristiane Gomes Barreto - Integrante / Doris Sayago - Integrante / Fabiano Toni - Integrante / José Augusto Drummond - Integrante / Franco, José Luiz - Integrante / Sandro Dutra e Silva - Integrante / Antonio Cezar Leal - Coordenador / Izabel Bacelar Zanetti - Integrante.