Mudança na Prova de Proficiência em Língua Inglesa

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável (PPGCDS) informa que, a partir do edital de seleção para ingresso no doutorado 2026.1, a prova de proficiência em língua inglesa não será mais aplicada pela banca organizadora.

Agora, a comprovação deverá ser feita por meio da apresentação de um certificado de proficiência válido, emitido nos últimos 5 (cinco) anos a partir da data de abertura das inscrições.

Serão aceitos os seguintes certificados:

  1. FCE (First Certificate in English) – Nota A ou B
  2. TOEFL – mínimo: 190 (computer-based) ou 85 (internet-based)
  3. IELTS Acadêmico – mínimo 6 na nota geral
  4. IELTS General Training – mínimo 6 na nota geral
  5. CAE (Certificate of Advanced English)
  6. CPE (Certificate of Proficiency in English)
  7. Duolingo English Test – mínimo 110
  8. Certificação de Competência Leitora de Textos Acadêmicos em Língua Inglesa – UnB Idiomas

OU

O/a candidato/a poderá, alternativamente, realizar a Avaliação de Proficiência Escrita em Língua Inglesa. A avaliação consistirá na leitura de até dois (02) textos em inglês, acompanhada de até quatro (04) questões formuladas em português, cujas respostas deverão ser elaboradas em português. O tempo total para a realização da prova será de quatro (04) horas. A data da avaliação estará disposta no cronograma do edital.


Essa alteração busca alinhar o processo seletivo às práticas adotadas por outros programas de pós-graduação e garantir maior padronização na avaliação da proficiência em língua inglesa.

Pular para o conteúdo