Na próxima segunda-feira (24/11), às 10h, ocorrerá a defesa de tese de doutorado intitulada “Paisagens, Conservação e Conectividade: O Papel das Trilhas na Gestão e Governança de Áreas Protegidas nas Américas”, de autoria de Cesar Augusto Aspiazu da Silva, discente do CDS.
Em um contexto global marcado pelas mudanças climáticas e pela perda de biodiversidade, as Trilhas de Longo Curso (TLCs) se destacam como instrumentos capazes de integrar conservação da natureza, conectividade da paisagem e desenvolvimento territorial. A tese analisa como os sistemas de TLCs vêm se estruturando no continente americano e suas contribuições para a conservação, a gestão, a governança e a participação social.
Os resultados mostram que as TLCs têm se consolidado como plataformas de cooperação entre áreas protegidas e conservadas, organizações da sociedade civil e comunidades locais, fortalecendo políticas de conservação e conectividade em escala de paisagens.
A banca examinadora será presidida pelo Prof. Dr. José Luiz de Andrade Franco (HIS/CDS-UnB) e composta pelo Prof. Dr. André de Almeida Cunha (ECL/UnB), Prof.ª Dr.ª Gisela Herrmann (ECMVS/UFMG), Prof. Dr. João Paulo Faria Tasso (CET/UnB) e Prof.ª Dr.ª Ana Cláudia Folmann (GEO/UEPG).
A defesa ocorrerá na Sala Jacarandá (CDS/UnB).
Continue nos acompanhando!
