Menção honrosa recebida por projeto coordenado por docente e por pesquisador do CDS:
O projeto de iniciação científica “Participação de povos e comunidades tradicionais no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”, com duas pesquisas desenvolvidas, coordenado pela professora Dra. Ana Karine Pereira e pelo doutorando Rafael Cabral, recebeu menção honrosa no 31º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília (UnB) e 22º Congresso do Distrito Federal.
Anna Clara Felix Henriques, discente do 5º semestre de Agronomia, foi reconhecida pelo trabalho de mapeamento censitário da participação de povos indígenas e quilombolas no PNAE entre 2013 e 2022. Com foco nos municípios do Mato Grosso do Sul, a pesquisa analisou o perfil dos fornecedores vinculados ao programa e realizou a classificação dos alimentos fornecidos com base na tipologia do Guia Alimentar para a População Brasileira.
O discente Gabriel Adami Rodrigues, do curso de Ciência Política, também recebeu menção honrosa por sua pesquisa sobre políticas públicas e incentivos governamentais voltados a ampliar o acesso de populações indígenas e quilombolas ao PNAE. Com foco nos municípios do Amazonas, o estudo identificou a evolução da participação desses grupos entre 2013 e 2022 e destacou desafios persistentes, como barreiras na emissão do Cadastro da Agricultura Familiar, número reduzido de cooperativas e associações e limitações logísticas que afetam a inserção dessas comunidades nos mercados institucionais.
O projeto conta ainda com a participação do graduando em Gestão do Agronegócio, Gustavo Heringer Xavier, e de Samara Rodrigues Ramos, estudante do curso de Agronomia. Os resultados preliminares da pesquisa foram aceitos e apresentados em importantes eventos científicos, como o 63º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober), realizado em Passo Fundo/RS, e o 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), ocorrido recentemente em Juazeiro/BA.
O projeto de pesquisa foi recentemente renovado pela Diretoria de Fomento à Iniciação Científica e terá continuidade até agosto de 2026.
Continue nos acompanhando!
