“A sustentabilidade nas ruínas do colonial-capitalismo”

Na próxima quarta-feira (17/12), às 14h, ocorrerá a pré-defesa de tese intitulada “A sustentabilidade nas ruínas do colonial-capitalismo: uma aliança negra, indígena e popular em defesa da vida na Terra”, de autoria de Letícia Magalhães Fernandes, doutoranda do PPGCDS.

Em contraposição às narrativas hegemônicas e frequentemente despolitizadas da sustentabilidade e às soluções de mercado à crise socioambiental, esta investigação desloca o olhar para as práticas de resistência e recriação de mundos protagonizadas por povos originários, comunidades negras e camponesas no estado da Bahia, Nordeste do Brasil. O objetivo central é refletir, de forma crítica, sobre as origens da crise que ameaça a sustentabilidade da vida humana na Terra e ao mesmo tempo documentar e interpretar a execução do projeto político anticapitalista e contracolonial da articulação Teia dos Povos da Bahia.

A pré-defesa de tese será presidida pela Profa. Mônica Nogueira (UnB) e terá como examinadores: Olgamir Amancia Ferreira e José Jorge de Carvalho. A atividade ocorrerá de forma remota.

Se interessou pelo projeto e quer assistir à qualificação? Entre em contato e solicite o link!

Continue nos acompanhando!

Acessar o conteúdo