LABORATÓRIOS, GRUPOS E PROJETOS DE PESQUISA

Laboratórios, Grupos e Projetos de Pesquisa

INCT – Observatório das Dinâmicas Socoambientais (ODISSEIA)

O objetivo geral deste projeto é entender os diferentes níveis de interação das dinâmicas sociais e ecológicas no contexto das mudanças climáticas, ambientais e sociodemográficas, com a finalidade de encontrar, junto aos atores locais, possíveis soluções sustentáveis de adaptação. Estas soluções, atreladas à minimização dos impactos sobre o meio ambiente, têm o potencial de aumentar a capacidade de subsistência e, de modo geral, promover uma melhoria na qualidade de vida da população. Mais…

REDE CLIMA

A Rede CLIMA (Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais ) foi instituída pelo Ministério da Ciência e Tecnologia-MCT no final de 2007. Tem como objetivo principal gerar e disseminar conhecimentos para que o Brasil possa responder aos desafios representados pelas causas e pelos efeitos das mudanças climáticas globais. Mais…

Rede de Estudos Ambientais dos Países de Língua Portuguesa – REALP

1979-2018: 21 anos de colaboração em ensino e pesquisa na temática da sustentabilidade entre Brasil, Portugal, Cabo Verde, Angola e Moçambique. A REALP foi criada em 1997, com o objetivo geral de promover a cooperação científica entre Portugal e o Brasil, especificamente na temática de meio ambiente e desenvolvimento sustentável. A rede foi formada também com o objetivo específico de criar e gerir cursos de Mestrado em Gestão e Políticas Ambientais em ambos os países. Mais…

Laboratório de Estudos de Turismo e Sustentabilidade

O Laboratório de Estudos de Turismo e Sustentabilidade (LETS), criado em 2017, no Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) da Universidade de Brasília, é um espaço de estudo e reflexão (think tank) que reúne pesquisadores de sete universidades brasileiras. É associado a outras quatro universidades fora do Brasil, sob a liderança do CDS. Mais…

Laboratório de Futuros da Terra

O Laboratório de Futuros da Terra desenvolve pesquisas em sustentabilidade com foco em mudanças climáticas, energia, água, uso do solo e cenários globais. Aberto a discentes e docentes da UnB, promove debates, eventos, parcerias e a disciplina Futuros da Terra. Fundado em 2024, está registrado no DPI/UnB e no PNIPE/MCTI. Coordenação: Prof. Dr. Alexandre Strapasson. Mais…

Manejo de polinizadores como apoio à conservação e produção sustentável de açaí na região do estuário amazônico

Esse projeto tem por objetivo avaliar os custos e benefícios ambientais e socioeconômicos das diferentes práticas de manejo dos açaizais e de seus polinizadores, quanto à produtividade nas áreas de várzea e terra firme, visando o desenvolvimento de estratégias de manejo direcionadas a agricultores familiares e empresariais, que protejam tanto a biodiversidade como o bem-estar humano na região do estuário amazônico. Mais…

Cidades Sustentáveis: modelos possíveis de habitação social com foco no transporte público e adaptação climática

O projeto propõe criar um índice para medir o quão equitárias e sustentáveis são as cidades, incluindo diretrizes para habitação social. O índice considera a mobilidade ativa e coletiva, o conceito de cidades de 15 minutos e a capacidade urbana de adaptação às mudanças climáticas. Mais…

Pular para o conteúdo